O Centro Técnico do Teatro Castro Alves promove nos dias 6 e 7 de dezembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, uma oficina com o renomado estilista, artista plástico e designer Jum Nakao, que se tornou mais conhecido pelo grande público quando, em julho de 2004, realizou, na São Paulo Fashion Week, uma performance em que, ao final do desfile, modelos rasgaram suas roupas feitas de papel vegetal confeccionadas em mais de 700 horas de trabalho.
Intitulada "Modelar - Inovações – geometria x corpo x espaço", a oficina tem inscrições abertas até o dia 30 de novembro. Os interessados em uma das 20 vagas disponíveis devem comparecer ao Núcleo de Produção do TCA (Piso -1) portando cópia de RG, currículo e portfólio para avaliação, entre 14h e 18h. O resultado das inscrições será divulgado no blog do Centro Técnico e no site do TCA no dia 3 de dezembro.
Jum Nakao – Estilista e diretor de criação, brasileiro e neto de japoneses, Jum Nakao é apaixonado por tecnologia. O paulistano chegou a cursar engenharia eletrônica, mas acabou optando por artes plásticas e depois por moda, onde percebeu uma possibilidade de transformação e libertação de sua criação.
Seu trabalho foi reconhecido publicamente em 1996, no Phytoervas Fashion quando fez um desfile, inspirado em Bibelô, personagem do cartunista Angeli. Depois disso, trabalhou para as marcas Zoomp e Nike, além de concentrar-se em sua própria marca.
Fortemente influenciado pela tecnologia, pela estética japonesa e pelos filmes de animação, seus desfiles já se tornaram um acontecimento cercado de grande expectativa. No início de 2004, criou e recriou looks em plena passarela, sobrepondo as roupas nos modelos.
Foi A Costura do Invisível, que em livro e DVD mostra o processo de trabalho, desde as primeiras idéias até o desfile e seus desdobramentos artísticos.
A Costura do Invisível também fez com que Jum recebesse na Holanda o título de uma das 100 melhores contribuições de design para o mundo. A convite dos curadores do Sabbioneta Art Festival, Jum Nakao participou como Fashion Intelecttual da mostra Please me Fashion realizada em Mantova na Itália com a obra Luxdelix em julho de 2010.
Jum Nakao foi convidado pelo Vitra Design Museum a realizar um workshop em Domaine de Boisbuchet, região a sudoeste da França. Os workshops visam proporcionar “insights” sobre o processo do design associado a mudanças no pensar em relação à criatividade e as habilidades manuais. Estiveram com ele nomes como Maarten Baas (NL), Raw Edges (IL), Big-Game (B), (CH), Moritz Waldemeyer (D), Marc Bretillot (F) e Emiliano Godoy (MEX).
Nenhum comentário:
Postar um comentário