-
CENTRO DE REFERÊNCIA EM ENGENHARIA DO ESPETÁCULO TEATRAL EM IMPLANTAÇÃO
(71) 3117-4880 . ctec@tca.ba.gov.br

Glossário Técnico

3 de novembro de 2010

À Flor da Pele

_
Criação do cenógrafo Ismael Ivo, a mais nova coreografia do Balé Teatro Castro Alves, “À flor da pele”, estreou dia 29 de outubro, na sala principal do TCA. A proposta é fazer o uso do corpo como instrumento de identificação das mudanças mais importantes do indivíduo, ou seja, aquelas que deram uma guinada na sua vida.

O cenário de Marcel Kaskeline e Zuarte Jr. retrata os caminhos que o homem trilhou, sua vida e experiências acumuladas, representadas pela chuva, que significa o movimento cíclico da renovação vital, cujo efeito cênico possibilita a escrita da trajetória dos bailarinos, embora o tempo apague, mas preparando-os para uma nova escrita.

Processo de montagem do cenário no palco principal do TCA:
a) Remoção da camada de proteção do espelho de acrílico que substitui a rotunda.
b) preparação da tractana que simula chuva com a utilização de sementes.
c) fundo da parede de espelhos de acrílico, onde foi posicionada a orquestra Neojibá.

Os materiais utilizados na confecção do cenário foram espelhos de acrílico presos em estruturas de metalon e cantoneira em “L”, formando um paredão. Este, preso nas varas de cenário por cabos de aço, sobe inclinado, permitindo que o público veja as escritas refletidas, e assim, perceba a própria vida refletida no espelho. Também foram utilizadas sementes para fazer o efeito da chuva, mas antes houve a experimentação com partículas de borracha granulada, as quais foram descartadas por não ter um resultado satisfatório. Confeccionadas por Albano D´Ávila (Moaba), flores de papel contribuíram para embelezar ainda mais o espetáculo que deixou todos com a emoção À flor da pele.

Adereços feitos para a coreografia em um momento de referência ao bailarino Japonês Sankai Juku.

O figurino foi composto por cento e cinqüenta e cinco peças, sendo que os materiais utilizados para a sua confecção foram malha, liganete, oxford e crepe musseline.

Processo de confecção do figurino.


Fotos: Yuri do Val
Texto: Luís Cláudio de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário