-
CENTRO DE REFERÊNCIA EM ENGENHARIA DO ESPETÁCULO TEATRAL EM IMPLANTAÇÃO
(71) 3117-4880 . ctec@tca.ba.gov.br

Glossário Técnico

18 de novembro de 2010

As Velhas

_
Com texto de Lourdes Ramalho e direção de Luiz Marfuz, o
espetáuclo “As velhas”, que estreou dia 18 de novembro, no teatro SESC / SENAC- Pelourinho, retrata a vida de duas mulheres do Sertão Nordestino que tem uma história mal resolvida e precisam solucionar essa questão.

Rodrigo Frota, o cenógrafo, optou pela cor vermelha para retratar a aridez do Sertão, inspirando-se no texto do poeta Frederico Garcia Lorca, uma vez que a peça é um drama com pitadas de tragédia. São três espaços muito simples e bem definidos no cenário: um piso giratório, uma escadaria como praticável e um corredor em forma de “U”, que sai de um lado do praticável até o outro, passando pelo piso giratório. No teto há bolandeiras, que são máquinas muito usadas no Sertão para descaroçar algodão e moer cana, impulsionadas por tração animal ou humana.


Os materiais usados na criação foram tecido e rendatex no parador do fundo para, no final, os atores serem revelados através de um painel fotográfico. No piso foram usadas lonitas, que substituem a lona e diminuem os custos; madeira e metalon para a confecção dos praticáveis e do piso giratório. Uma roda de carroça do desifle “Brasil 500 anos” foi usada como molde para serem feitas as bolandeiras de resina, que é um material resistente e muito leve. Mas para que elas girassem, foi preciso a utilização de um sistema de traquitanas e um motor.

Fotos: Yuri do Val
Texto: Luís Cláudio de Oliveira

Um comentário:

  1. Olá

    Gostaria de publicar esse texto e fotos no blog do espetáculo "As Velhas", você permite?

    O link http://espetaculoasvelhas.blogspot.com

    Texto interessante!

    Dayanne

    ResponderExcluir