-
CENTRO DE REFERÊNCIA EM ENGENHARIA DO ESPETÁCULO TEATRAL EM IMPLANTAÇÃO
(71) 3117-4880 . ctec@tca.ba.gov.br

Glossário Técnico

12 de julho de 2012

Oficinas Ópera Carmem

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA A OFICINA DE INTRODUÇÃO À CENOTÉCNICA

Estarão abertas de 16 a 20 de julho as inscrições para a para a “Oficina de Introdução à Cenotécnica” a ser ministrada pelo cenógrafo mineiro RAÚL BELÉM MACHADO, no Teatro Castro Alves. 

A oficina integra o projeto de montagem da Ópera CARMEN, de Bizet e é uma iniciativa da Associação Lírica da Bahia-ALBA & Da Rin Produções Culturais, em parceria com o Centro Técnico do TCA e viabilizada com o apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia e Teatro Castro Alves.
O cenógrafo Raúl Belém Machado assina o projeto de cenografia da montagem da ópera Carmen.

 A Oficina será dividida em duas etapas:


- Módulo I: dedicado às teorias de criação da cenografia e determinação de estruturas cênicas;
- Módulo II: voltado para acabamentos estéticos, pintura, texturização e envelhecimento de objetos cenográficos.
A execução da cenografia da ópera Carmen, fará parte da Oficina como experiência prática.

A inscrição é única e os interessados devem se comprometer em participar dos dois módulos. Podem se inscrever profissionais ou estudantes das áreas de cenografia, cenotecnia, adereçaria, artes plásticas, design, decoração, arquitetura e áreas afins.

As inscrições podem ser feitas no Centro Técnico do Teatro Castro Alves, de 16 a 20 de julho das 14 as 18h, informações no 3117-4875, ou qualificacao.ref@gmail.com .
Documentos para inscrição: ficha de inscrição preenchida, currículo, comprovações de experiência, se houver.

Nº de vagas: 25
Período da Oficina: 1º de agosto a 05 de setembro de 2012
Local de realização: Centro Técnico do TCA
Carga horária: Módulo I (40h), Módulo II (30h)
Obs: Caso a demanda supere o número de vagas, haverá seleção, com resultado divulgado até o dia 26 de julho, no site do TCA, blog do Centro Técnico e por e-mail.

TEMAS DA OFICINA

 
 Módulo I – 40h – 01 a 16 de agosto.
- Organização Temática - Campos da Arquitetura Cênica , Cenotécnica e Cenografia .
- Sub-Campos : Caixa Cênica e Mobiliário
- Geografia de Palco - Geometria
- Linhas de Visão
- Conceitos da Ação Dramática
- Formas de Teatro - Relação Palco/Plateia
- Controle de Atenção 

Módulo II – 30h – de 17 de agosto a 05 de setembro.
- Técnicas de acabamento, texturização.
- Materiais para acabamento.
- Técnicas de montagem da cenografia no espaço cênico.
 

RAÚL BELÉM MACHADO  - Vida Profissional

Foi diretor artístico do Palácio das Artes em Belo Horizonte, onde produziu cenários e figurinos de balés, espetáculos teatrais e óperas. Foi o responsável pelo cenário da ópera Aída, produzida pela Fundação Clóvis Salgado no ano de 2001. É dele também o cenário das óperas O Guarani [3], montada em 2002, e de Turandot em 2004. Trabalhou como Coordenador Artístico do Centro Técnico de Produção da Fundação Clóvis Salgado - Marzagão, local aonde acontecem cursos e oficinas de formação de mão de obra especializada para as artes cênicas.

Raul Belém Machado deu aulas no Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), em diversos cursos livres, oficinas, seminários e no Centro de Formação Artística (CEFAR) da Fundação Clóvis Salgado.

No dia 30 de junho de 2008, a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e a Fundação Clóvis Salgado lançaram o livro Raul Belém Machado: o arquiteto da cena, que conta a história do cenográfo. Com texto e edição de Régis Gonçalves, pesquisa de Bernardo Novais Machado e projeto gráfico de Lúcia Nemer, o livro faz parte do projeto Palácio das Artes: Memória, que consiste na publicação de fascículos que contam a história de importantes nomes ligados à arte e cultura de Minas Gerais.
Participou da XII Bienal de São Paulo em 1973.

Vídeos: palestras/entrevista
http://www.youtube.com/watch?v=LfrQt2DydWk
http://sampasul.net/2/midia/raul-belem-machado-cenografia-para-teatro-e-opera/
http://www.youtube.com/watch?v=JrEAEbETxbQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário