-
CENTRO DE REFERÊNCIA EM ENGENHARIA DO ESPETÁCULO TEATRAL EM IMPLANTAÇÃO
(71) 3117-4880 . ctec@tca.ba.gov.br

Glossário Técnico

MANGA DE QUIMONO: Manga unida ao corpo da peça de vestuário formando um ângulo reto. Foi introduzida na Europa por ocasião do aparecimento do > vestido da Reforma.

30 de julho de 2010

Uma Viagem Pelos Bastidores do Maluco Beleza

No dia 23 de julho, estreou na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, às 16:00, o espetáculo AS AVENTURAS DO MALUCO BELEZA, que teve como inspiração a infância de Raul Seixas. Vencedor do primeiro edital infanto juvenil do Núcleo do TCA, a peça vai ficar em cartaz até 05 de setembro, de sexta a domingo. Portanto, quem quiser fazer uma viagem no tempo, juntamente com filhos, sobrinhos, netos e afilhados, é só ir conferir as aventuras imaginárias de John (Raul Seixas) e seu irmão Clark (Plínio Seixas), se permitindo viajar ao passado e futuro, soltando a imaginação para embarcar numa nave de sonhos.





Fotos: Yuri do Val

A oficina de Iluminação, ministrada por Guilherme Bonfanti, no Centro Técnico, de 10 a 14 de maio, resultou na escolha da iluminadora Fernanda Paquelet e os assistentes Valdomiro Nascimento e Fernanda Almeida para o espetáculo AS AVENTURAS DO MALUCO BELEZA. Na ocasião, os participantes apresentaram seus projetos para serem avaliados.



Fotos: Yuri do Val / Luciana Pires

Durante a oficina de Cenografia, ministrada por Vera Hambúrguer, realizada no Centro Técnico, no período de 5 a 9 de abril, foi escolhido o cenógrafo e os assistentes Hamilton Lima e Yoshi Aguiar para a AS AVENTURAS DO MALUCO BELEZA . No processo, todos os participantes fizeram uma exposição dos seus projetos, a fim de serem avaliados no que se refere à melhor proposta para o espetáculo.



Fotos: Luciana Pires

O cenário criado por Rodrigo Frota é simultaneamente cama, nave e beliche, com elementos do quarto dos meninos, sendo rearrumados para eles brincarem através da imaginação. Esses elementos cenográficos vão se transformando em outros locais durante a viagem no tempo. Os materiais utilizados no processo de construção foram o metalon e sucata, que, após ser desbastada para ficar leve, serviu perfeitamente na criação do laboratório do personagem Melo. As portas da nave-beliche-cama saem e viram outras coisas, até que a estrutura do cenário fique vazia para se transformar em algo novo. A luz da cor prata e azul do quarto dos meninos nos remete ao futuro, assim como as mangueiras de led que indicam a cidade futurista na viagem dos dois irmãos.





Fotos: Yuri do Val

A figurinista do espetáculo AS AVENTURAS DO MALUCO BELEZA foi escolhida a partir da oficina de figurino ministrada por Marjorie Gueller, de 5 a 9 de abril, no Centro Técnico. O projeto da escolhida foi o que estava mais de acordo com a estória da peça, e Alethea Yoemi e Patrícia Maria ficaram como assistentes.



Fotos: Yuri do Val / Luciana Pires

O figurino ficou sob a responsabilidade de Diana Moreira, que utilizou cores fortes para quebrar a idéia de que prata tem que ser a cor do futuro. Quando a cena acontece no passado, os personagens – exceto John e Clark – usam figurino com tecidos leves. Mas para o futuro, o figurino é feito com napa, contendo elastano, que é um tipo de tecido que possibilita a movimentação dos atores com mais liberdade durante as aventuras, uma vez que eles se envolvem em situações que necessitam de um material mais resistente.





Fotos: Yuri do Val

Máscaras, chapéus, perucas, adereços de mão e de cena foram criados por Luiz Cláudio Vasconcellos e Agamenon de Abreu, com o apoio de Suely Garcia e Noêmia Almeida, para que a viagem do maluco beleza se tornasse real na irrealidade da imaginação criadora.





Fotos: Yuri do Val

Nenhum comentário:

Postar um comentário