-
CENTRO DE REFERÊNCIA EM ENGENHARIA DO ESPETÁCULO TEATRAL EM IMPLANTAÇÃO
(71) 3117-4880 . ctec@tca.ba.gov.br

Glossário Técnico

30 de julho de 2010

Uma Viagem Pelos Bastidores do Maluco Beleza

No dia 23 de julho, estreou na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, às 16:00, o espetáculo AS AVENTURAS DO MALUCO BELEZA, que teve como inspiração a infância de Raul Seixas. Vencedor do primeiro edital infanto juvenil do Núcleo do TCA, a peça vai ficar em cartaz até 05 de setembro, de sexta a domingo. Portanto, quem quiser fazer uma viagem no tempo, juntamente com filhos, sobrinhos, netos e afilhados, é só ir conferir as aventuras imaginárias de John (Raul Seixas) e seu irmão Clark (Plínio Seixas), se permitindo viajar ao passado e futuro, soltando a imaginação para embarcar numa nave de sonhos.





Fotos: Yuri do Val

A oficina de Iluminação, ministrada por Guilherme Bonfanti, no Centro Técnico, de 10 a 14 de maio, resultou na escolha da iluminadora Fernanda Paquelet e os assistentes Valdomiro Nascimento e Fernanda Almeida para o espetáculo AS AVENTURAS DO MALUCO BELEZA. Na ocasião, os participantes apresentaram seus projetos para serem avaliados.



Fotos: Yuri do Val / Luciana Pires

Durante a oficina de Cenografia, ministrada por Vera Hambúrguer, realizada no Centro Técnico, no período de 5 a 9 de abril, foi escolhido o cenógrafo e os assistentes Hamilton Lima e Yoshi Aguiar para a AS AVENTURAS DO MALUCO BELEZA . No processo, todos os participantes fizeram uma exposição dos seus projetos, a fim de serem avaliados no que se refere à melhor proposta para o espetáculo.



Fotos: Luciana Pires

O cenário criado por Rodrigo Frota é simultaneamente cama, nave e beliche, com elementos do quarto dos meninos, sendo rearrumados para eles brincarem através da imaginação. Esses elementos cenográficos vão se transformando em outros locais durante a viagem no tempo. Os materiais utilizados no processo de construção foram o metalon e sucata, que, após ser desbastada para ficar leve, serviu perfeitamente na criação do laboratório do personagem Melo. As portas da nave-beliche-cama saem e viram outras coisas, até que a estrutura do cenário fique vazia para se transformar em algo novo. A luz da cor prata e azul do quarto dos meninos nos remete ao futuro, assim como as mangueiras de led que indicam a cidade futurista na viagem dos dois irmãos.





Fotos: Yuri do Val

A figurinista do espetáculo AS AVENTURAS DO MALUCO BELEZA foi escolhida a partir da oficina de figurino ministrada por Marjorie Gueller, de 5 a 9 de abril, no Centro Técnico. O projeto da escolhida foi o que estava mais de acordo com a estória da peça, e Alethea Yoemi e Patrícia Maria ficaram como assistentes.



Fotos: Yuri do Val / Luciana Pires

O figurino ficou sob a responsabilidade de Diana Moreira, que utilizou cores fortes para quebrar a idéia de que prata tem que ser a cor do futuro. Quando a cena acontece no passado, os personagens – exceto John e Clark – usam figurino com tecidos leves. Mas para o futuro, o figurino é feito com napa, contendo elastano, que é um tipo de tecido que possibilita a movimentação dos atores com mais liberdade durante as aventuras, uma vez que eles se envolvem em situações que necessitam de um material mais resistente.





Fotos: Yuri do Val

Máscaras, chapéus, perucas, adereços de mão e de cena foram criados por Luiz Cláudio Vasconcellos e Agamenon de Abreu, com o apoio de Suely Garcia e Noêmia Almeida, para que a viagem do maluco beleza se tornasse real na irrealidade da imaginação criadora.





Fotos: Yuri do Val

Nenhum comentário:

Postar um comentário