No Centro Técnico, estão acontecendo oficinas de Cenotecnia e Modelagem para Costura Cênica. Desde o dia 27/07/09, às segundas, quartas e sextas, das 9:00 às 13:00, que os envolvidos no processo ensino-aprendizagem embarcaram no navio da curiosidade para desvendar os mistérios da construção de cenário e da modelagem para costura cênica. Adriano Passos (Cenotecnia) e Lina Lemos (Modelagem para Costura Cênica) são os comandantes dessa embarcação. Profissionais que trabalham no Teatro Castro Alves, com anos de experiência, transmitem o conhecimento, de maneira clara e objetiva, possibilitando a compreensão da arte de fazer a arte acontecer. O encerramento das oficinas será no dia 21/08/09, quando os alunos terão adquirido asas para alçar vôos mais altos, em busca dos seus sonhos cenotécnicos e modeladores cênicos, que modelam as incertezas do caminhar.
Mais um Teatro Castro Alves está sendo construído na capital baiana. Desta vez não é nenhuma construtora que se responsabiliza pelo projeto. Quem comanda o trabalho é a equipe de cenotécnicos do Centro Técnico do Teatro Castro Alves, que está criando uma maquete do Teatro, com altura de 80 cm, comprimento de 1,60 m e 95 kg aproximadamente. O material utilizado é todo reciclado, sendo mini-traquitanas, metalon, barra chata, compensado e alumínio para a confecção das escadas. Possui um processo de abrir e fechar, que permite ter a visão de todos os ângulos da maquete. O objetivo deste projeto é orientar os cenógrafos que vêm trabalhar no TCA, fazendo com que eles não precisem, a todo momento, subir até o palco; utilizar como recurso didático para os alunos das oficinas realizadas no Centro Técnico e mostrar, com mais detalhes, as áreas do teatro, as quais os visitantes não têm acesso.
É um espaço camaleônico, nos bastidores do teatro, onde tudo se transforma e se reinventa a todo momento, ganhando novos formatos e adquirindo outras funções.