As cordas de sisal são desenroladas, esticadas, entram em acordo com o criador e acordam para revestir a tapadeira de madeira que irá compor o cenário da peça “Jeremias, o Profeta da chuva”. Trançadas horizontal e verticalmente, presas por pregos, ficam firmes para que tudo se afine , e o trabalho seja feito o mais perfeito possível. Agora é dar corda às mentes criativas, a fim de liberarem ainda mais a chama da criatividade em benefício da montagem, que em junho estará presente para toda a gente.
George Lima desenrolando as cordas de sisal
George Lima desenrolando as cordas de sisal
Adriano Passos fazendo as tramas da tapadeira
Forma como as cordas são presas na estrutura da tapadeira
Duas turmas de alunos da Escola de Dança da Fundação Cultural da Bahia estiveram no Centro Técnico do Teatro Castro Aves no dia 14 de abril de 2009 e assistiram a uma aula sobre Figurino, ministrada por Carol Diniz, que é responsável por este setor. Além da aula, tiveram a oportunidade de conhecer todo o Centro Técnico, tomando conhecimento do que se produz e como se produz cenário, figurinos e adereços. Todos saíram muito satisfeitos com o que viram e ouviram, pois ainda não conheciam o coração do Teatro Castro Alves, o lugar onde tudo é criado para o espetáculo acontecer.
Carol Diniz com os alunos da escola de dança da Funceb
Alunos da escola de Dança da Funceb
Gabriel Swahili com os alunos da escola de dança da Funceb
"Os alunos sairam maravilhados, com o espaço, equipamento e as possibilidades de interfaces."Beth Rangel(Coordenadora da Escola de Dança da Funceb)
O Centro Técnico parabeniza Rodrigo Frota por ser o vencedor do prêmio Braskem de Teatro na categoria revelação pela cenografia dos espetáculos “Atire a primeira pedra”, ”Álbum de família”, “Salomé” e “Policarpo Quaresma” – 13ª montagem do projeto TCA.Núcleo, que tem caráter formativo e dá oportunidade àqueles que estão começando. Todos os cenários desses espetáculos foram produzidos no Centro Técnico do Teatro Castro Alves, que se tornou um espaço para a revelação de novos talentos. Assim como Rodrigo, no futuro próximo, pode surgir alguém que ainda não foi reconhecido, porque “Jeremias, o Profeta da chuva” vem aí, sendo a próxima montagem do TCA.Núcleo. É esperar para ver, ouvir e aplaudir.
Os figurinos para o espetáculo “Jeremias, Profeta da Chuva” já estão sendo confeccionados. Vestido, xale e capa são algumas das peças que irão vestir os personagens. Sob a coordenação de Carolina Diniz, os materiais utilizados são pano, sisal e rami, sendo produzidos com a técnica de amarração e ponto de tricô. A técnica da trama de nós também é utilizada, o que proporciona um trabalho interessante, cujo resultado será percebido com mais nitidez no palco, quando houver a estréia da peça.
A criatividade está solta na produção de “Jeremias, Profeta da Chuva”. É esperar para conferir, com ou sem profecias, o resultado final, porque a chuva de empolgação já caiu e molhou todos os envolvidos neste projeto.
É um espaço camaleônico, nos bastidores do teatro, onde tudo se transforma e se reinventa a todo momento, ganhando novos formatos e adquirindo outras funções.