-
CENTRO DE REFERÊNCIA EM ENGENHARIA DO ESPETÁCULO TEATRAL EM IMPLANTAÇÃO
(71) 3117-4880 . ctec@tca.ba.gov.br

Glossário Técnico

21 de dezembro de 2010

_
Nos dias 6 e 7 de dezembro, das 8:00 às 18:00, aconteceu no Centro Técnico do TCA a oficina “ Modelar – Inovações: Geometria x Corpo x Espaço” , com Jum Nakao, o estilista que deixou todos os participantes do São Paulo Fashion Week boquiabertos quando, no final do seu desfile, em que as modelos que apresentavam a coleção feita de papel, começaram a rasgar os vestidos. Mas ele abandonou a carreira de estilista e, hoje, se dedica às artes plásticas e ao ensino do conhecimento que acumulou durante mais de vinte anos, tendo como proposta contribuir para a formação e a transformação das pessoas.

Durante a oficina, Jum Nakao apresentou uma novidade para os participantes, que foi um método diferente de modelagem, feito no corpo da pessoa, usando fita crepe, em vez de papel craft.A técnica é feita basicamente com um manequim feminino ou masculino, em que se faz todo o preparo da base dessa modelagem com fita crepe.



Partindo do centro do manequim, começa a aplicação da fita crepe no sentido vertical, indo até a lateral, sendo primeiro a frente, e depois as costas, para essas duas partes se encontrarem na lateral do manequim. Depois de estar totalmente preparado, são dadas várias camadas de fita crepe, que vão formando uma espécie de “pele”.





Em seguida, começa a fazer as marcações da abertura do ombro, da altura do bico do seio para determinar a cava do ombro na lateral e do colarinho. Feito isso, tira-se a casca do manequim a partir da base do centro de ambos os lados – frente e costas –, puxa e vai virando toda essa “pele” pelo avesso.



Posteriormente, coloca essa “pele” sobre um papel craft e dá início ao processo de planificação, pondo no plano as áreas que se estabelece como prioridade, mas antes de recortar, é preciso marcá-las. São feitas indicações com números e traços, que vão ligando-os.


A partir daí, recorta e cola no craft e faz vários recortes, de maneira que essa “pele” tridimensional fique totalmente planificada no papel. Assim sendo, tem-se um molde básico daquele manequim que foi envolvido com fita crepe anteriormente. Dessa forma, pode-se fazer um protótipo no murim – tecido de algodão – alvejado ou branco para se conseguir uma transparência que possibilite a união de um ponto ao outro, que foram marcados anteriormente. A montagem é feita com um grampeador por ser a maneira mais prática e mais rápida de se fazer esse protótipo, simulando uma costura.



Assim, tem-se a modelagem do busto, que é o básico. A partir daí, existe a opção de aumentar essas partes que foram planificadas, bastando aplicar nelas o que se deseja, aumentando ou modificando.




Fotos: Yuri do Val / Cláudio Machado / Renata Mota
Texto: Luís Cláudio de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário