-
CENTRO DE REFERÊNCIA EM ENGENHARIA DO ESPETÁCULO TEATRAL EM IMPLANTAÇÃO
(71) 3117-4880 . ctec@tca.ba.gov.br

Glossário Técnico

11 de maio de 2009

Engessando para moldar

Conhecido há mais de 9000 anos, o gesso é uma substância produzida a partir do mineral gipsita (também denominada gesso), composto basicamente de sulfato de cálcio hidratado. Quando a gipsita é esmagada e calcinada, ela perde água, formando o gesso.

O Centro Técnico está moldando gesso para criar uma prótese de papel a ser usada pela personagem de “Jeremias, Profeta da Chuva.”

Molde negativo – que é a única produção negativa deste setor – é feito a partir de atadura engessada e água, isolada com vaselina pastosa, hidratante ou filmito, que não mente sobre a qualidade do trabalho.

O molde positivo é confeccionado untando o molde negativo com vaselina. Em seguida, prepara-se o gesso e enche a forma com o mesmo ainda pastoso. Espera, com paciência, 15 a 20 minutos até endurecer e tira o molde negativo, aproveitando o positivo. E assim, tudo fica nos moldes, para “Jeremias, Profeta da Chuva” acontecer em junho na Sala do Coro e brilhar como ouro.


Agamenon passando vaselina no molde negativo


Agamenon passando vaselina no molde negativo


Agamenon preparando o gesso


Noêmia e Agamenon recheando o molde negativo
com o gesso que se tornará o molde positivo


Fotos: Yuri do Val

2 comentários:

  1. Kaily, adoraríamos engessar a sua perna, mas aqui não tem médico. Praticamos a "Medicina" que embeleza a vida e desperta a sensibilidade. Se você quiser conhecer nossos "médicos" que enaltecem a arte na sua total plenitude, faça-nos uma visita guiada (mas antes tem que agendar) e verá o quanto é importante se envolver com a arte de ser pleno, seja no palco, fazendo adereços, moldando gesso ou papel, criando figurinos ou cenários para a vida se tornar um lindo espetáculo.

    ResponderExcluir