-
CENTRO DE REFERÊNCIA EM ENGENHARIA DO ESPETÁCULO TEATRAL EM IMPLANTAÇÃO
(71) 3117-4880 . ctec@tca.ba.gov.br

Glossário Técnico

16 de outubro de 2012

oficina de informatica paracenografia


“INFORMÁTICA APLICADA AOS PROJETOS DE CENOGRAFIA" e "SONORIZAÇÃO E AUDIO EM LINGUAGEM DIGITAL  

Em 2012, o Centro Técnico do TCA, oferece aos profissionais das áreas da Engenharia do Espetáculo, uma série de oficinas voltadas para a capacitação e qualificação em áreas técnicas específicas, sendo que já aconteceram cursos de desenho técnico, cenotecnia, tingimento e tratamento de figurinos e modelagem para costura cênica.

Agora é a vez das áreas de sonorização e cenografia, com as oficinas "INFORMÁTICA APLICADA AOS PROJETOS DE CENOGRAFIA" e "SONORIZAÇÃO E ÁUDIO EM LINGUAGEM DIGITAL".

As inscrições para as duas oficinas acontecem de 15 a 19 de outubro, das 14 às 18h, no Centro Técnico do Teatro Castro Alves. Confira a programação dos dois cursos e se inscreva.

As vagas são limitadas, e os  inscritos estão sujeitos à seleção.


"INFORMÁTICA APLICADA AOS PROJETOS DE CENOGRAFIA"

Ministrada por Marcos Nuñes, arquiteto, cenógrafo e professor da Faculdade de Arquitetura da UFBA. Marcos atua no mercado de cenografia desde o ano de 2004 e é membro fundador do Coletivo Miniusina de Criação.

A Oficina tem como foco o desenvolvimento de projetos de cenografia com auxílio de desenho informatizado, através da simulação tridimensional de ambientes e objetos utilizando modelagem 3D. O programa a ser usado será o Google Sketchup, software livre que pode ser baixado gratuitamente na internet.

http://sketchup.google.com/intl/pt-BR/download/

O uso da simulação tridimensional em projetos de cenografia permite uma visualização muito próxima de como ficará , na realidade,  o ambiente projetado, possibilitando os estudos espaciais, de circulação, seleção de materiais e cores a serem usados, bem como facilitando a criação dos desenhos técnicos e estruturais dos objetos, planos de corte de material  e muitos outros detalhes construtivos. A aplicação destes conteúdos, permite uma execução da cenografia com mais agilidade e com menos riscos de erros e perdas de material.

Nº DE VAGAS: 15
PERÍODO DA OFICINA: 23 DE OUTUBRO A 22 DE NOVEMBRO 2012  (TERÇA  E QUINTA DAS 14 AS 17h)
LOCAL: Laboratório de Informática da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia
CARGA HORÁRIA: 35h
PÚBLICO: profissionais ou estudantes das áreas de arquitetura, artes plasticas e afins, que atuem no mercado de cenografia para teatro e eventos. É preciso ter conhecimento básico de desenho técnico (plantas arquitetônicas, vistas, detalhamento técnico). O conhecimento pode ser comprovado com histórico escolar, comprovante de matrícula, ou certificado de conclusão das oficinas de desenho técnico oferecidas pelo Centro Técnico no primeiro semestre.
INSCRIÇÕES: de 15 a 19 de outubro, de segunda a sexta, das 14 as 18h, no Centro Técnico do Teatro Castro Alves, informações no 3117-4875, ou 3117-6164.
DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO: ficha de inscrição preenchida no local, currículo, comprovação do conhecimento em desenho técnico e comprovações de experiência, se houver.


"SONORIZAÇÃO E ÁUDIO EM LINGUAGEM DIGITAL"

Ministrada por Carlos Santos - CAJI, musicoterapeuta, músico multi instrumentista, técnico de sonorização ao vivo e técnico de capitação e mixagem de áudio em estúdio. Após seis anos morando nos EUA, onde além de gravar dois CD's como violonista e cantor, estudou sonorização ao vivo e em estúdio, Caji retornou à Bahia em 2009  e desde então tem usado no mercado baiano os conhecimentos, conceitos e equipamentos de sonorização adquiridos em sua temporada americana.

A oficina tem como foco o ensino sobre equipamento de sonorização ao vivo, montagem de sistemas de PA, monitoração, tipos e posicionamentos de microfones, mixagem em mesa  de som analógica e digital, parâmetros de mixagem e equalização, bem como a introdução ao áudio digital, formas e equipamentos de captação de áudio, equipamentos de processamento e mixagem, parâmetros de mixagem de áudio gravado, conversão de arquivos e softwares de edição de áudio, com ênfase em  STUDIO ONE, software livre que pode ser baixado gratuitamente na internet.

http://studioone.presonus.com/free/

Nº DE VAGAS: 15
PERÍODO DA OFICINA: 22 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO 2012  (SEGUNDA E QUARTA das 9 as 12h)
LOCAL DE REALIZAÇÃO: Sala Polivalente, Teatro Castro Alves.
CARGA HORÁRIA: 35h
PÚBLICO: Técnicos de som de bandas e casas de espetáculo, responsáveis técnicos por grupos de teatro e bandas, músicos, roadies e DJ's.
INSCRIÇÕES: de 15 a 19 de outubro, de segunda a sexta, das 14 as 18h, no Centro Técnico do Teatro Castro Alves, informações no 3117-4875, ou 3117-6164.
DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO: ficha de inscrição preenchida no local, currículo e comprovações de experiência, se houver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário