O figurino das primas de Dorotéia foi criado para ocultar as formas femininas, sendo, portanto, da cor azul marinho, ao passo que o de Dorotéia teve a intenção de realçá-las, uma vez que ela tem a sensualidade acentuada. Dessa forma, o vermelho é a cor escolhida. Todas as atrizes interpretam Dorotéia, e é nesse ponto que reside o desafio do figurino, de modo que ele possa ser trocado instantaneamente durante a fala das atrizes sem pausa para elas entrarem na coxia. O material usado é renda básica, sendo quase um bari, que representa a feminilidade exacerbada. A saia volante e rodada, com peso, faz uma forte referência ao estilo flamenco. O crepe mais pesado e o oxford também foram usados na confecção do figurino. No verso da saia há um forro de cor vinho, que é mostrado quando elas se revelam como Dorotéia, além de usarem meia rendada com cinta-liga.
O cenário é uma casa sem quartos, e era preciso que não houvesse grandes interferências de cenografia. Portanto, o único elemento que compõe o cenário é uma luminária, contendo um jarro dentro, que aparece em alguns momentos da visão de Dorotéia e das outras personagens. A luminária tem efeito de transparência e opacidade, a depender da incidência da luz, com a intenção de revelar ou esconder o jarro.
Fotos: Yuri do Val
Texto: Luís Cláudio de Oliveira
Agamenon e todos do Centro Técnico arrasaram no figurino do Espetáculo! Ficamos muito satisfeitas com trabalho realizado! Beijos!
ResponderExcluir