O COORDENADOR DO CENTRO DE PRODUÇÃO, AGAMENON DE ABREU FALA SOBRE SUA MAIS NOVA CRIAÇÃO!
O QUE ME INSPIROU PARA A CRIAÇÃO DOS LAGARTOS COLORIDOS (CAMALEÃO)?
Em 2004 estava passeando pela Avenida Paulista e vi na calçada alguns bichinhos (sapos, borboletas, dinossauros) confeccionados em arame e logo mais a frente, os mesmos em arame e revestidos de papel de presente. Comprei alguns e fiquei pensando a respeito...
Sempre gostei de papel, das diversas possibilidades que ele oferece. Desde criança, procuro criar, aprender e desenvolver qualquer coisa a partir do papel – origames, colagens, kirigames, polpa de papel (papel machê), adereços de papel...
Ao ver os bichinhos de arame, pensei na possibilidade de desenvolver algo parecido utilizando apenas o papel, mas não como massa de papel machê, nem como origame, talvez algo próximo ao quiling, cujo princípio básico é o papel enrolado, e resolvi investigar tendo como animal, um lagarto.
Utilizei canutilhos de papel como estrutura básica ao invés de arame, e revesti com papel couché com gramaturas menores, dessas revistas de celebridades, utilizando a própria estampa da impressão, o que deu um caráter bastante lúdico ao lagarto e passou a se configurar como um camaleão, já que tomava as cores e texturas da página da revista que utilizava.
Material:
Papel de revista, cola branca, fita crepe e verniz.
Técnica:
Canutilhos de páginas de revistas formam a estrutura que são emendados com fita crepe, já no formato do lagarto. Depois revestidos com papel na estampa da própria revista com cola branca. Acabamento de verniz.
Fotos: Yuri do Val
Nenhum comentário:
Postar um comentário