-
CENTRO DE REFERÊNCIA EM ENGENHARIA DO ESPETÁCULO TEATRAL EM IMPLANTAÇÃO
(71) 3117-4880 . ctec@tca.ba.gov.br

Glossário Técnico

17 de fevereiro de 2009

Complementação do Guarda-Roupa

Nenhum comentário:
O setor de Costura está confeccionando peças referenciais, cujo objetivo é a complementação do Guarda-Roupa do Centro Técnico com as mais pontuadas dos períodos. Os figurinos são de épocas distintas, mais precisamente dos séculos XVIII, XIX e XX.

Carol Diniz, responsável pelo Guarda-Roupa, propôs a confecção de peças específicas dos diversos períodos da História de indumentária e servirão de apoio para montagens e pesquisa de estudantes de teatro, moda e quem se interessar pelo assunto. Dessa forma, no momento, estão sendo produzidos um vestido do século XVIII, dois do século XIX, um colete e uma casaca do XIX e um vestido do século XX, da década de 50. Para a produção, houve o cuidado com a compra de tecidos que mais se assemelhassem aos originais.


Agamenon de Abreu e Carol Diniz decifraram os detalhes das modelagens, a fim de que ficassem mais próximas dos originais, sendo que os croquis técnicos foram desenhados por Agamenon. Em seguida, passou-se para o setor de Costura, onde o trabalho será realizado por Guida e sua equipe e disponibilizado no Guarda-Roupa a partir do mês de abril.









Fotos: Yuri do Val

5 de fevereiro de 2009

Aconteceu no Centro Técnico

Nenhum comentário:
De 26 a 30 de janeiro, foram realizadas oficinas de Iluminação(Guilherme Bonfanti), Cenografia (Hélio Eichbauer), Objetos Cênicos (Olga Gomez) e Figurino (Simone Mina). Tais oficinas tiveram como objetivo o reforço na qualificação das pessoas envolvidas e a seleção de três participantes de cada uma, que irão trabalhar na peça Jeremias, Profeta da Chuva, de Adelice Souza, vencedora do 2º edital do TCA.Núcleo, da nova edição.

Os oficineiros, além de d
emonstrarem competência na transmissão dos conhecimentos, também distribuíram muita simpatia durante os cinco dias em que permaneceram por aqui trocando experiências enriquecedoras com os envolvidos no processo ensino-aprendizagem. No encerramento, houve a amostra dos trabalhos realizados pelos participantes, que soltaram a imaginação criadora e produziram interessantes maquetes de cenário, belos figurinos, objetos cênicos criativos e luzes que iluminam ainda mais as idéias inovadoras, sendo que esta produção foi voltada para a peça vencedora do edital.

A energia positiva que predominou durante as oficinas foi algo muito especial, proporcionando um clima de harmonia entre os envolvidos. Nov
os encontros, novas amizades, novas parcerias se concretizaram, e a possibilidade de trabalhos a partir do intercâmbio de idéias tornou-se possível, uma vez que do encontro de pessoas criativas podemos esperar algo surpreendente.

Após a realização de três oficinas técnicas, a autora e diretora do espetáculo, Adelice Souza, selecionou as equipes de cenografia, figurino e iluminação que participarão montagem da peça “Jeremias, Profeta da Chuva”, décima quarta montagem do Núcleo de Teatro do TCA, em conformidade com o item 3.1.3 do Edital nº 09/2008.

Parabéns a todos que participaram! E os escolhidos são:

Cenografia:


Cenógrafo - Igor Souza
Assistentes - Cinthia Rosa e Marcos Núnez

Figurino:

Figurinista - Carol Diniz
Assistentes - Alice Santos* e Nei Lima

*Substituída por Maria das Graças L. dos Santos

Iluminação:

Ilumin
adora - Irma Vidal
Assistente - Alexandre Molina** e Antonio Marcos

**Substituído por Luis Renato G. Moura

Divulgado em 05/02/2009



Vejam algumas imagens das oficinas:










Fotos: Yuri do Val

Obs. Em breve mais imagens das oficinas